sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Bicicleteiro Danilo



  




Nome: Danilo Trajano da Silva

Local da entrevista: Mercado da Cobal - Casa Amarela.
Hora da entrevista: 10h30.
Idade: 22 anos.
Escolaridade: Cursando o 3º ano.
Bairro onde vive: Beberibe.
Trabalho: Comerciante.
Tempo de bike: 2 anos.
Trajeto de bike: Sai da sua casa em Água Fria, passa por Mangabeira e vai até a Avenida Norte, chegando ao centro de Casa Amarela.
Frequência do uso da bike: Somente durante a semana, nos fins de semana não sai para muito longe de casa. 
História da bike: Tem a mesma bicicleta há 2 ano e já fez algumas mudanças nela, disse que é como uma moto, a casa três meses tem que mudar corrente, coroa e catraca.
Motivo para pedalar: Para trabalho, disse que de ônibus demora 40 a 50 minutos para chegar ao trabalho e de bicicleta apenas 15 minutos.
Sugestões de melhoras para o uso da bike na cidade: Danilo não sugeriu algo específico, mas afirmou que os motoristas de ônibus são os que menos respeitam os ciclistas. Disse também que o trânsito é muito bagunçado e que não há muitas ciclofaixas.

Obs: O irmão de Danilo tem uma moto e ele às vezes a usa. Ele nunca sofreu acidente de bicicleta e gosta de pedalar. Geralmente anda só, não gosta de levar ninguém no quadro. Na sua família alguns tios e primos também andam de bicicleta para trabalhar. Danilo não usar equipamento de proteção para andar de bike.

O entrevistado de hoje preferiu não aparecer nas fotos, ninguém é obrigado a ceder sua imagem, claro! Mas ele permitiu que fossem feitas as fotos da sua bike que são essas aí acima.

Para começar o Ano Novo...


Desde o ano passado venho pensando e repensando esse blog e esse ano ainda não tomei coragem pra continuar o trabalho, mas depois de tanto refletir, resolvi botar algumas palavrinhas no papel só pra não voltar assim como se nada tivesse acontecido e como se eu nunca tivesse parado de atualizar isso aqui.

Por isso começo o ano tentando escrever algo para reanimar e trazer de volta esse projeto que faço porque realmente acredito.

Muitas coisas aconteceram desde o ano passado, desde a última postagem que fiz no blog. Tivemos bicicletadas, acidentes fatais de bicicleta, criação de um estatuto para uma associação de ciclistas da região metropolitana do Recife e além disso o primeiro serviço de bikes de aluguel do Estado. Parece que esse ano promete! Mas creio que ainda falta muito pra gente parar de lutar pelos nosso direitos.

É como disse o autor desse site asbicicletas.wordpress.com:

"é, de fato não precisa. o joão lacerda sempre repete que sonha com o fim do ciclo-ativismo. de fato, eu também. no dia em que eu não precise explicar pq prefiro usar a bike, pq uso camisetas ultra-coloridas em vez de usá-las pretas como de fato preferiria (mas a camiseta amarela me deixa mais visível no trânsito), ou pq bicicleta não é brinquedo e não, eu não sou uma criança grande e nem todos meus amigos são retardados (ok, alguns são mas não andam de bike), aí sim saberei que a coisa engrenou, que a cidade melhorou e corrigiu a rota rumo a um progresso sadio."

E é por não termos chegado a esse local de conforto ainda que eu vou continuar com esse projeto durante esse ano. Porém com uma nova abordagem a partir das mudanças que ocorreram no meu ponto de vista desde o ano passado pra cá em relação a bicicleta e a cidade. Tudo isso no intuito de defender, para quem quer seja, o direito de usar a bicicleta em Recife com a segurança que a gente merece.

Então é isso, feliz ano novo dos Bicicleteiros Anônimos, que começa agora, e espero amanhã já conseguir tirar algum Bicicleteiro do anonimato!